Tela Quebrada


Celular com Tela QuebradaComo hoje em dia tudo é feito com o uso do celular, as pessoas estão sempre com o aparelho nas mãos, levando de um lugar ao outro, colocando e tirando do bolso a todo momento, a possibilidade de acontecer um acidente que acabe causando uma tela quebrada é muito grande e comum.

A tela de celular é uma peça muito sensível e apesar dos aparelhos serem feitos para resistir a pequenas quedas, dependendo da situação e do modelo do aparelho, o problema vai acontecer e você terá em mãos o seu querido aparelho com a tela trincada.

Nessa página vamos falar desse problema, o que fazer quando a tela quebrar, como é garantia de fábrica nesse caso, quanto custa e se vale a pena fazer a manutenção ou é melhor trocar o celular.

 

Minha tela trincou, e agora?

celular-tela-quebradaO primeiro passo (depois de chorar) é avaliar o estrago. É importante perceber se foi apenas a tela/vidro que trincou e o prejuízo é apenas estético, ou se o celular está apresentando algum problema de funcionamento.

Uma queda pode causar além da quebra do vidro, problemas com o sistema de touch screen, que é o que faz o celular perceber o local da tela que o usuário está pressionando e selecionando. Use diversos aplicativos e veja se você está conseguindo utilizá-lo normalmente, se sim, menos mal.

A queda também pode causar algum problema nas placas internas do aparelho. Um celular é como um computador, composto de vária pequenas peças integradas, e com a queda alguma dessas peças pode quebrar, se descolar e etc. Isso pode causar problemas como travamentos, problemas com os arquivos e fotos armazenados e até o não funcionamento do aparelho.

Uma vez que a tela está quebrada, é importante também aumentar a proteção do aparelho para não piorar a situação. Como em um vidro de carro, uma vez que a tela está trincada, ela está mais vulnerável e as rachaduras tendem a crescer com qualquer pequeno impacto ou torção. Coloque o celular um capa ou case de proteção.

 

A Garantia Cobre?

A má notícia é que não. A garantia de fábrica de um celular, e de qualquer outro aparelho eletrônico, não cobre danos causados por mau uso, o que é o caso de uma queda ou grande impacto no aparelho.

O usuário pode levar o celular com a tela trincada para a análise e manutenção na assistência autorizada, mas serão cobrados os valores referentes à substituição das peças e da mão de obra.

 

 

Quanto Custa o Conserto de uma Tela Quebrada?

Tela Trincada de CelularO valor varia muito dependendo do modelo do aparelho e do prejuízo causado pela queda, se foi apenas uma tela rachada, ou se impactou o sistema de touch screen e outras peças internas.

Em aparelhos mais antigos e simples, o conserto pode ficar na casa dos 50 a 100 reais. Já em aparelhos mais modernos como os Galaxy Ss da Samsung, ou IPhones novos, o custo deve ficar entre R$ 500,00 e R$ 1000,00, sempre dependendo muito de quão novo é o aparelho, e do que efetivamente vai precisar se trocado. Na prática, quanto mais caro o aparelho, mais cara a manutenção.

 

Assitência Autorizada ou Genérica?

O primeiro ponto a se considerar é se o aparelho ainda está no período de garantia. Caso esteja recomenda-se que ele seja consertado por uma assistência autorizada, pois só assim não se perde a garantia do celular para outras falhas que possam acontecer.

O custo de reparo em uma assistência autorizada constuma ser cerca de 30% a 50% maior do que em uma assitência genérica. Então caso o usuário tenha uma assistência bem recomendada e de confiança, vale muito mais a pena financeiramente. Essas assistências estão acostuamadas a resolver esse problema de tela quebrada, nos mais diversos modelos e marcas de celulares.

 

Consertar ou Trocar?

A grande questão que sempre aparece é se vale a pena realizar a manutenção da tela trincada ou se é melhor trocar o aparelho de uma vez por todas.

Isso varia muito em cada caso, e cada usuário deve considerar e analisar a situação junto com sua assistência.

A conclusão vai depender de fatores como:

  • Custo do Conserto total x Custo de um aparelho do modelo novo
  • Como estava o desempenho do celular antes da queda? Já estava lento, com a bateria durando pouco e chegando a hora de trocar?
  • Situação financeira no momento. Tem condições de gastar um pouco mais e comprar um novo?